HANGUMDO

HANGUMDO

Hangumdo é a arte da espada cujas técnicas básicas são baseadas nas letras do alfabeto coreano, o hangul.
Significado
A palavra Hangumdo na verdade consiste em três palavras diferentes:
  • Han ( / ): a Coréia, cultura e mentalidade coreana.
  • Gum ( / ): Espada
  • Do ( / ): Caminho
Assim você pode dizer que Hangumdo é: O caminho para aprender a controlar a espada através da língua/cultura (escrita hangul) coreana.
Estilo
Muitas artes marciais coreanas foram influenciadas pesadamente pelos estilos japoneses no 20º século.
         Chong Kwanjangnim Sérgio Fernandes (mestre em Hapkido –Hankido - Hankumdo) radicado no Japão treinou e se graduou em várias escolas japonesas de combate corpo-a-corpo com espada real, e com base em todo conhecimento que adquiriu resolveu compilar todo seu conhecimento e criar uma verdadeira arte de espada, baseada exclusivamente no combate real, excluindo todas as técnicas fantasiosas que se mostram inúteis ou sem efeito, portanto mortais para aqueles que tentam usá-las.
         No Semokwan Hangumdo System a eficiência prevalece sobre a aparência, a funcionalidade é preferível à beleza estética, porém, as técnicas treinadas também podem ser belas, esteticamente falando, e ainda assim brutalmente eficientes, desta forma o Chong Kwanjangnim Sérgio, provou que técnicas realmente eficientes também podem ser muito belas quando aplicadas com CONSCIÊNCIA e precisão! 
         As artes de espada japonesas desenvolveram na arte de duelo de homem-para-homem durante o calmo período de Edo e é caracterizado por muita atenção aos detalhes debaixo da influência do zen-budismo,
porém, foi no campo de batalha que elas se consagraram, batizadas em sangue. Somente os melhores sobreviviam para transmitir seus ensinamentos, é deste contexto bélico que surgiu o severo código do BUSHIDO, que de certa forma selecionou os mais fortes, eficientes, corajosos e, principalmente, os mais honrados mestres.
         Seguindo esta linha de pensamento o Mestre Sérgio desenvolveu do velho um novo sistema, dos antigos ensinamentos japoneses, depois de exaustivos treinamentos e profundas pesquisas, jamais desprezando os ensinamentos modernos criou o Semokwan Hangumdo System, por seu profundo conhecimento dos estilos marciais coreanos e afinidade com a própria cultura daquele povo, escolheu o Hangul como base para o treinamento dos cortes até à primeira faixa preta e o Hanja para as faixas superiores, de forma que o aprendiz aprende, literalmente todo o sistema de escrita da língua coreana, e também a cultura daquele povo, já que o sistema de nomenclatura das técnicas também é em coreano, sendo obrigatório para o candidato à faixa preta, saber ler e escrever em hangul.

Técnicas
         
A base para todas as técnicas do Hangumdo são as letras do alfabeto coreano, hangul. Este alfabeto consiste em 24 caracteres, 14 consoantes (자음) e 10 vogais (모음). Para 'escrever' estas letras com sua espada da maneira mais básica, você só precisa saber algumas técnicas.
  • 1. Nerio Bae Gui (내려베기) - Ataque vertical
  • 2. Bi't Kyeo Bae Gui (빗겨베기) - Ataque diagonal, abaixo.
  • 3. Ch'i Ru Gui (찌르기) - Perfuração frontal
  • 4. Mak Ki (막기) - Bloqueio

         As técnicas têm o mesmo nome como os caráter seguidos pela palavra Bae Gui (베기) o qual significa corte. Após o primeiro Dan há um aprofundamento no estudo das técnicas aprendidas, sendo a escalada natural a utilização do Hanja, onde corte, precisão, concentração e postura se fundem, transformando praticante, espada e espírito (HON) em um só.
O HON
         O caminho de vencer a si mesmo através da espada Chong Kwanjangnim Sérgio Fernandes ao criar o Semokwan Hangumdo System percebeu a dificuldade que um iniciante tem em aprender as técnicas e as posturas do Hangumdo, e, diante de tais dificuldades, decidiu incorporar no Hangumdo um antigo método de treino usado pelos samurais, onde se permite ao praticante aprimorar e fortalecerem suas técnicas, posturas, e principalmente o seu espírito, o que se tornou o principal objetivo a alcançar e dominar pelo praticante de Hangumdo.
         HON numa primeira análise significa ESPIRITO em coreano.
         O praticante de Hangumdo em todos os seus movimentos e técnicas busca derrotar o seu maior inimigo o HON. 
         Por analogia Hon, que significa espírito, simbolizará para o praticante de Hangumdo o seu maior inimigo.

Mas afinal, quem é esse espírito, esse inimigo, e onde eu o encontro?
         
        Existe um ser, que lhe conhece perfeitamente. Ele sabe realmente quem é você, quais seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos.     Sabe também de todos os sentimentos imbuídos no mais íntimo do seu coração. Vocês acordam juntos, alimentam-se juntos, saem e dormem juntos.
         Esse "SER" não se trata de uma entidade exterior, visto que repousa no mais profundo recanto do que lhe é íntimo, ele é VOCÊ MESMO.
         No Hangumdo seu maior inimigo e seu próprio  espírito, você mesmo, suas próprias angústias, medos e desejos e, consequentemente, a força que eles exercem sobre você. Assim segue-se o pensamento de que seu maior inimigo é você mesmo.  O Hangumdo busca em todas as suas 
técnicas e movimentos vencer e superar a si mesmo vencer, dominar e superar o HON
. Somente vencendo o HON  suas técnicas, seus 
movimentos e seu espírito serão um só  e andarão em harmonia entre si.

Superando o Hon 


 Medo-     恐怖공포

 Preguiça -  怠慢태만
 Timidez -  臆病겁쟁이
 Ciúme -  嫉妬질투
 Ansiedade -  不安  -  불안
  Inveja - 欲望욕망
 Falta de confiança em si mesmo -挫折感좌절감
 Depressão -  絶望절망


   
         E  vários outros inimigos que estão dentro do HON , somente vencendo o HON suas técnicas, seus movimentos e seu espírito serão um só e andarão em harmonia consigo mesmo.
         O treino e o controle do espírito, o HON do lutador, é mais importante do que trabalhar do que qualquer músculo do braço, tronco ou perna. 
         Sem a cooperação entre o espírito a mente e o corpo o sucesso é impossível. Embora o praticante seja capaz de realizar treinos técnicos e 
exercícios, sem o controle sobre seu espírito e a mente, todos esses exercícios inconscientes serão eventualmente inúteis.
         O treinamento de vencer o espírito e a mente em situações rotineiras leva ao eventual controle, durante a luta e ao longo da vida.
         Controlar e vencer o espírito e a mente é controlar e vencer  os seus pensamentos, medos e desejos é vencer a si mesmo. Quando isso é feito 
corretamente e com dedicação, o lutador é capaz de controlar seus atos. E quando consegue controlar seus atos, e só então, ele terá
controle 
sobre seu destino conquistas e vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário